Brachiaria Brizantha Marandú 15kg

Código: 8NNRM9MYM
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.

Brachiaria Marandú

Nome científico: Brachiaria brizantha 
Cultivar: Marandu 
Fertilidade do solo: Média a alta
Forma de crescimento: Touceira semi-ereta
Altura: 1,0 a 1,5m
Utilização: Pastejo direto, silagem e fenação
Digestibilidade: Boa
Palatabilidade: Boa
Precipitação pluviométrica: Acima de 800 mm anuais
Tolerância à seca: Média
Tolerância ao frio: Média
Teor de proteína: 11% na MS
Profundidade de plantio: 1 a 2 cm
Ciclo vegetativo: Perene
Produção de forragens: 10 a 14 t/ha/ano de matéria seca (MS)
Cigarrinha das pastagens: Resistente
Formigas cortadeiras: Resistente
Restrição: não tolera solos encharcados e de má drenagem
Consorciação: Arachis pintoi, Soja perene, Calopogônio e Java 

O Brachiaria Marandú, conhecido popularmente como brachiarão, é originário da  África Tropical e virou um dos capins mais populares aqui no Brasil. Possui tolerância média à seca e ao frio, se desenvolve bem em solos não úmidos, resistente à cigarrinha, possui bom valor forrageiro e alta produção de massa verde. O capim brachiaria possui também boa cobertura de solos, altamente competitivo com invasoras e de estabelecimento rápido.    

Características agronômicas

O Brachiaria Marandu é uma gramínea com desenvolvimento satisfatório em condições tropicais, desde o nível do mar até 2.000 m de altitude, em regiões com boa precipitação pluvial anual superior a 700 mm e cerca de 5 meses de seca. Adapta-se bem a solos de média a alta fertilidade e textura média ou arenosa,  não tolerando solos argilosos e siltosos. Apresenta média proteção ao solo, portanto sendo indicado para áreas de relevo plano a ondulado. 

O capim Marandu tem uma boa tolerância ao sombreamento, ao fogo e a seca. Não tolera encharcamentos e é suscetível a geadas, tem uma boa resposta à adubação e pode ser consorciado  com, estilosantes e outras leguminosas. O capim Marandu tem também como característica a alelopatia, que é a produção de substâncias, que quando liberadas no ambiente, podem afetar o desenvolvimento de outras plantas.

Em regiões onde se tem problemas com formigas cortadeiras, este capim (Brachiaria Marandu) é uma  boa opção de plantio, visto que as formigas não atacam esta planta e morrem por inanição. Outra característica importante do  capim Marandu é a super resistência a cigarrinha-das-pastagens.

Plantio

No plantio capim marandu, as sementes devem ser incorporadas de 1,0 a 2,0 cm de profundidade. A quantidade de sementes a ser utilizada vai depender do valor cultural das sementes.

Manejo

O Brachiaria Marandu pode ser utilizado para pastejo direto, silagem e fenação, é indicado para cria e engorda de bovinos, não sendo aceita por eqüinos, ovinos e caprinos.  É recomendado o uso do capim Marandú em  pastagens rotacionadas ou em piquetes pequenos, onde é vedado o acesso ao capim para possibilitar a sua recuperação após o uso. No pastejo rotacionado os piquetes devem ficar entre 30 a 35 dias em descanso durante o período chuvoso e quente do ano, com 1 a 5 dias de utilização. Na seca e frio esse tempo de descanso é aumentado. Em caso de pastejo contínuo a altura mínima de pastejo é cerca de 20 a 25cm, nessa altura é quando a  quantidade de talos é maior  do que a de folhas. Quando se tratar de um novo estabelecimento da capineira o primeiro pastejo deve ser feito  cerca de 90 dias depois da germinação das sementes, dependendo sempre das condições climáticas. 

Produtos relacionados

Sobre a loja

Temos a maior variedade de sementes para pastagem do Nordeste. Conheça nossa linha completa de sementes de capim, milho, sorgo e diversos outros produtos agropecuários. Enviamos para todo Brasil!

Social
Pague com
  • PagHiper
Selos
  • Site Seguro

Ceará Sementes - CNPJ: 05.541.695/0001-32 © Todos os direitos reservados. 2021